top of page

Sem Apuros - 15 dicas infalíveis para sua viagem! Algumas delas ninguém lembra.

  • dicadovc
  • 25 de abr. de 2016
  • 7 min de leitura

1. Deixe pelo menos 15% de espaço livre na sua mala!

Digo isso por duas razões, a primeira que se aplica a todos os viajantes é:

Quando arrumamos a mala todas as roupas estão limpinhas e bem dobradas, geralmente gastamos um tempo arrumando tudo bem direitinho! Mas durante a viagem a mala tende a ficar bagunçada e roupas usadas ocupam mais espaço do que as limpas! Logo você precisará de mais espaço.

Segundo motivo, todo mundo acaba comprando alguma coisa durante a viagem, mesmo que esse não seja o seu objetivo, ou esteja viajando com o orçamento super restrito sempre tem aquela lembrancinha, souvenir, roupa ou qualquer outra tranqueira que compramos. Eu mesma adoro essas coisas, e me faz muito feliz olhar para elas em casa e lembrar de cada lugar e momento especial!


2. Identifique sua mala de uma forma de fique fácil reconhecê-la.

Tire uma foto da sua mala no aeroporto, antes de despacha-la e marque ela com algum objeto de fácil identificação, como amarrar uma fita de cor bem chamativa ou colar adesivos. Coloque também um identificador de malas com os seus dados pessoais, nome e principalmente um telefone para contato! Se algo acontecer com a sua mala fica muito mais fácil provar que ela é realmente sua! Se possível não compre uma mala preta! Pois quanto mais fácil de identificar melhor será, até na hora de pega-lá no desembarque!


3. Leve um travesseiro de pescoço! (muito importante)

Pode parecer bobeira, mas não é! Ele simplesmente salva o seu primeiro dia de viagem. Geralmente pegamos voos longos e que duram a noite inteira, então é importante que você tenha uma boa noite de sono para chegar no destino e conseguir aproveitar o dia! Dormir em avião não é tarefa fácil, torne a sua vida um pouco mais confortável!


4. Leve uma garrafinha de água vazia. (vai te fazer economizar uns bons dólares)

Em alguns países não é permitido passar pela segurança com liquido dentro da garrafinha de água. Por isso é importante que ela esteja vazia, pois bebidas e comidas em geral no aeroporto são bem caras e você não vai querer queimar a largada já gastando fortuna em uma água. A maioria dos aeroportos tem bebedouro e você pode encher sua garrafa com agua fresquinha. Fora que, dentro do avião por causa do ar condicionado o ar fica muito seco e ter uma garrafinha de água as vezes salva a nossa vida e as nossas gargantas agradecem.

5. Tenha seu próprio entretenimento para o avião!

Algumas aeronaves são antigas e não possuem a tv individual! Sim isso é possível, especialmente se você opta por voar com companhias aéreas econômicas, como nós por exemplo, que voltamos da Tailândia pela Ethiopian air lines, e o avião era um ônibus com asas!

Nessas horas você vai me agradecer muito por ter o seu celular cheio de bateria e a bateria extra também carregada, muitas musicas e um fone de ouvidos confortável, ou um iPad / computador com filmes, ou mesmo um livro! Ou seja, qualquer coisa que te mantenha entretido por algumas horas vai fazer seu voo parecer mais curto!


6. Aposte no look "cebola" ou seja vista-se com várias camadas de roupas.

Guarde o look do dia para usar quando chegar nos destinos, look de aeroporto tem que ser confortável, versátil e quentinho! A temperatura nos aviões tendem a ser bastante baixa e a última coisa que você deseja é passar frio durante horas porque deixou o casaco na mala e passar frio durante todo o trajeto! Mesmo que o seu destino seja um lugar bem quente com as camadas de roupa você poderá se adaptar a diversos climas.

Leve também uma echarpe, ela pode ser usada como cobertor na falta de um, ou mesmo de apoio para a cabeça, para não ficar com a bochecha grudada no vidro, e de quebra ela ainda compõem o look!


7. Leve uma muda de roupa na mala de mão conforme a temperatura do seu destino.

Acidentes acontecem e a sua mala pode ser extraviada e chegar até você somente alguns dias depois do seu desembarque. Para reduzir o seu próprio transtorno seja previnido e tenha uma opção de roupas limpas para não passar apuros e ficar bem na foto mesmo com todo o contra tempo!

8. Separe o seu dinheiro.

Carregar dinheiro vivo é praticamente inevitável, mas o ideal é que ele não fique todo concentrado em um só lugar pois se algo acontecer, pelo menos parte dele estará a salvo. Temos o costume de levar parte na carteira bem a mão (não muito), para pagar o transporte assim que chegamos no destino e pequenas despesas de alimentação e o restante levamos em porta dólar (aquela bolsinha que se coloca por baixo da roupa).

Gostamos bastante de levar cartões pre pagos pois são mais seguros (pois precisam de senha para serem utilizados e podem ser cancelados) e aceitos em praticamente todos os estabelecimentos, especialmente quando a viagem inclui diferentes destinos com diferentes moedas! Neste caso, um único cartão muitas vezes resolve todo o assunto, pois você pode tirar dinheiro local no caixa eletrônico em diferentes países!


9. Mantenha todos os seus eletrônicos e objetos de valor na sua mala de mão!

Nunca despache nenhum item muito valioso! Eu incluiria nessa lista, relógios, óculos e principalmente carregadores, eles são pesados mas não vale o risco de ficar sem (caso sua mala seja extraviada) mesmo que por apenas alguns dias.


10. Tenha um adaptador universal!

Muitas vezes o hotel tem adaptadores para emprestar, mas nem sempre estão disponíveis e a ultima coisa que você vai querer se preocupar é buscar uma loja que venda adaptadores. Eles são imprescindíveis para a sua máquina fotográfica, celular, computador, secador de cabelo, enfim, ter mais de um é melhor ainda, mas um já dá para o gasto.

11. Leve algum tipo de petisco ou fruta.

De novo, comida em aeroporto é caro, muitas vezes não são gostosas e nem saudáveis. Fora que muitas vezes fazemos escalas em horários completamente malucos, chegar no aeroporto de madrugada quando todas as lojas estão fechadas e você morrendo de fome é mais do que possível. Ter algum petisco dentro da bolsa pode te salvar nessas situações. Leve aquele snacks que você adora e faça a sua viajem deliciosa até nos pequenos momentos.


12. Prove comidas locais

Esse é um grande desafio para muitas pessoas e confesso que era para mim também no inicio de minhas aventuras pelo mundo a fora. Comece devagar. Não estou te falando para provar insetos peçonhentos ou coisas nojentas. De uma chance a si mesmo de conhecer coisas novas. Alguns lugares tem uma gastronomia local incrível, você só vai saber se provar. Como por exemplo no Cambodia, comemos maravilhosamente bem, provando um prato local de peixe chamado Amok. Sempre tentamos encontrar na culinária local algo que agrade o nosso paladar. Por exemplo eu odeio atum, então claro que não vou buscar um restaurante que só sirva esse tipo de peixe, mas deixar alguns preconceitos de lado e provar algo novo de vez em quando vale muito a pena e te proporciona experiências incríveis. Procure sempre provar a especialidade da cultura que você esta visitando, assim você sempre provará o que eles sabem fazer de melhor e terá mais chance de não errar. Aprendemos com o erro, pedir um bife de picanha na beira da praia em Floripa. obvio que comemos o bife mais duro que já vimos na vida. Na praia, vá de frutos do mar...

13. Carregue o mapa do destino no telefone quando tiver conectado ao Wi-Fi.

Já comentamos isso em detalhes no post sobre aplicativos que você precisa baixar antes de viajar (clique aqui para conferir) É importante carregar o mapa da cidade para a qual você está viajando antes de sair de casa, pois o mapa ficará guardado no seu celular e acessível mesmo quando estiver offline, assim será possível consultar rotas e direções mesmo que você não tenha uma conexão de internet e o melhor, o GPS funciona mesmo sem a conexão de internet. Assim você pode acompanhar se o taxista esta te levando pro lugar correto, ou conseguir ir pra direção correta do hotel depois que descer do ônibus em Kuala Lumpur e não ter que ficar pedindo informações o tempo todo onde nem todo mundo fala inglês.


14. Não gaste fortunas embalando sua mala no aeroporto!

Não é incomum ouvir histórias de viajantes que tiveram suas malas arrombadas nos aeroportos. Muitas vezes esse golpe pode passar desapercebido, já que é possível abrir o zíper da mala mesmo que esta esteja lacrada com cadeado e depois ela é fechada novamente sem danificar o zíper ou qualquer outra parte da mala. Para assegurar que sua mala não passará por essas situações você tem duas alternativas. Uma delas é usar um lacre que prenda o zíper na alça da mala de forma que ele fique impossibilitado de ser movido. O Seal Bag é um exemplo desse lacre. Outra possibilidade é embalar sua mala com filme plástico. Compre um rolo no supermercado e passe em volta de toda a sua mala, faça isso em várias direções, envolvendo a mala todinha. Faça com que fique bem apertadinho e que tenha muitas camadas. As malas batem muito de um lado para o outro no aeroporto e o plástico tende a rasgar, por isso é importante que ela seja envolta em muitas camadas. Finalize com fita adesiva bem grossa, para garantir que ele não vai soltar. Depois corte com um estilete a alça e as rodinhas, reforce essa áreas com mais um pouco de fita adesiva e pronto, sua mala esta embalada por muito menos da metade do preço.


15. Desconecte-se.

Curta e aproveite a viagem. Eu sei, está cada dia mais difícil deixar o celular de lado, com tanta coisa acontecendo, tantas redes sociais para gerenciar, mas garanta que você tenha momentos e memórias para se lembrar de fato além das fotos incríveis postadas no instagram. Tire alguns momentos para simplesmente apreciar a vista ou o lugar que você está e também para conversar com a companhia que está viajando com você. Mais importante do que voltar com fotos indescritíveis é viver momentos inesquecíveis. Portanto faça as suas memórias e aproveite a oportunidade e o tempo que você está tendo, pois eles são únicos e muito especiais.



Comments


Siga
  • Facebook B&W
  • Instagram - Black Circle
  • Google+ B&W
  • YouTube B&W
Posts Recentes
Procurar por Tags
bottom of page