Um passeio pelas vinícolas de Hunter Valey - NSW - Austrália
- dicadovc
- 11 de abr. de 2016
- 6 min de leitura

Passear pelas vinícolas de Hunter Valey é uma delícia. A apenas 150 km de Sydney, a região é super preparada para receber o turista, a paisagem super bonita e os vinhos ótimos. Nós fomos duas vezes, abastecemos nosso estoque de vinho, comemos super bem e claro ficamos sempre com vontade de quero mais.
Apesar de ser bem pertinho de Sydney e totalmente possível fazer um bate e volta, nós recomendamos ficar uma noite na cidade, assim você pode aproveitar um dia inteiro, sem culpa e principalmente sem se preocupar em pegar a estrada logo mais, depois de provar tantos vinhos. (Para isso você vai precisar alugar um carro, fizemos um post com todas as informações de como funciona e o link para as empresas que mais utilizamos, para acessar clique AQUI.)
A lei australiana permite uma dosagem mínima de álcool no sangue, sendo assim o motorista da rodada não tem que passar por essa experiência totalmente a seco. A quantidade é bem pequena, mas dá super para provar alguns dos vinhos em cada uma das vinícolas. Encontramos inclusive uma espécie de bafômetro em uma delas, que mede a quantidade de álcool pelo sopro e indicava se você precisava esperar mais alguns minutos e beber mais água ou se já estava apto para seguir viagem.

Outra opção, para quem não quer alugar um carro é fazer um tour, ou passeio guiado. Nós não fizemos esse passeio até porque gostamos bastante de vinho e queríamos poder ter a liberdade para circular e conhecer as marcas que mais nos interessavam. Mas para quem não tem dois dias disponíveis ou não tem companhia, é uma super opção, sai mais caro (aprox. AUD.150,00 por pessoa dependendo da empresa) e você não tem mobilidade nenhuma, fora que todo lugar que você chegar, virão junto pelo menos mais umas vinte pessoas. Como vocês devem ter percebido nós não somos super fãs de tours em grupo, porém no fim das contas é melhor ir assim do que não conhecer, não é mesmo?!?!
Para quem vai por conta própria como nós, indicamos começar o passeio pelo centro de Informações. Aliás, essa dica é para a toda e qualquer viagem. Ao chegar em qualquer lugar, corra no centro de informações, lá você encontrará tudo atualizado, mapas da cidade e ficará por dentro do que está rolando naquele exato momento e tudo sempre de graça.
O endereço é: 455 Wine Country Dr,Pokolbin NSW 2320,Austrália, ele fica do lado de um pequeno aeroporto. Praticamente dentro, ficamos meio em duvida se estávamos no lugar certo, vamos deixar uma foto aqui, já que a arquitetura é bem bacana. E o site: www.huntervalleyvisitorcentre.com.au

Fonte:http://www.visitnsw.com/visitor-information-centres/hunter-valley-wine-country-tourism-visitors-centre
Com o seu mapa em mãos é hora de decidir para onde ir, essa é a parte mais difícil, a primeira vez que fomos era véspera de natal, então muitas marcas estavam fechadas, mas mesmo assim conseguimos boas degustações, já na segunda fomos focados (como moramos algum tempo na Austrália, já conheciamos mesmo que só de nome algumas vinícolas) e valeu muito a pena.

Destacamos as vinícolas que nos proporcionaram a melhor experiência, o atendimento e atenção são muito diferentes de uma para outra, geralmente as maiores como Tempos Two tem um atendimento muito mais frio e distante, pois é muita gente ao mesmo tempo. Em geral você fica de pé no balcão, eles te oferecem um cardápio com todos os vinhos disponíveis para teste e o preço de cada garrafa para compra, a prova geralmente é gratuita salvo algumas exceções.
Dependendo da empresa eles te servem todas as opções, uma a uma ou eles te perguntam qual vinho te interessa mais e você seleciona os que quer provar. Nessa hora não tenha vergonha, no inicio ficávamos super encabulados, mas depois você perde a vergonha e prova quantos tem vontade. Nós sempre comprávamos uma garrafa do nosso predileto ao final de cada prova, mas algumas vinícolas só tinham opções bastante caras, nessa situação provamos uma ou duas opções, agradecemos e fomos embora.

Aproveite a oportunidade para provar também opções que não está acostumado a beber. Nós por exemplo, provamos vários vinhos para acompanhar sobremesa, muitos são licorosos e bem doce, adoramos e compramos alguns.
Nosso queridinho de todas as provas era o Moscato, um vinho bem adocicado e de super fácil aceitação.
A região não é muito grande, mas o carro é indispensavel para circular entre as diversas vinicolas. É super fácil de se localizar e o melhor é que utilizando o GPS é fácil chegar em qualquer uma delas. É só fazer a busca pelo próprio nome da Vinicola que o gps encontra o caminho. Legal né?!? Então bora pegar o carro, o gps e correr pra lá. Aqui em baixo listamos nossas preferidas e contamos um pouquinho da experiência que tivemos em cada uma delas.

Keith Tulloch Wine
A única prova de vinho paga que fizemos foi na Keith Tulloch, pagamos AUD: 5,00 por pessoas que eram convertidos em desconto na compra de uma garrafa de vinho, valeu a pena.
A prova é feita em uma casa super charmosinha. Quando chegamos estava lotado, como estava na hora do almoço decidimos almoçar por ali mesmo, o que foi uma decisão brilhante, o restaurante é ótimo.
Os vinhos são ótimos e o serviço excepcional, cada casal ou grupo, ficava sentado em uma mesa, ou lounge (sofá + poltronas + mesinha de centro sabe?) enfim cada grupo tinha seu espaço confortavelmente, os vinhos era servidos na sequencia do guia que você recebia ao começar, e a cada novo produto recebíamos uma super explicação, esse foi sem dúvida uma das melhores empresas que visitamos.

O almoço foi maravilhoso, além de ótimo serviço e ambiente mais do que agradável, o restaurante é super aconchegante. Pegamos uma mesa do lado de fora, para curtir um pouquinho da natureza.
O restaurante se chama Muse Kitchen e fica aberto para o almoço de quarta a sábado do meio dia as 15:00 e para o jantar somente aos sábados das 18:00 as 21:00. Por ser bem pequeno, recebe uma pequena quantidade de clientes. Vale a pena entrar em contato e reservar uma mesa, pratica bastante comum na Austrália.
Nosso pedido foi o seguinte:
Entrada: Couve de bruxelas fritas (AUD:15,00) e camarões (não está mais disponível no menu)
Prato principal: Salmão grelhado, que é o peixe do dia (AUD:36,00) e cordeiro assado com purê de batatas (AUD:36,00).
E para deixar todo mundo com água na boca deixamos algumas fotos falarem um pouco mais sobre o restaurante.
Link da vinícola descrevendo um pouquinho o restaurante (está em inglês)
Link do restaurante, com menu e todas as informações ( #DicaDoVC o legal dos sites de restaurantes por lá, é que eles exibem os menus completos inclusive com preços, assim fica mais fácil planejar onde comer e saber mais ou menos se o restaurante cabe ou não no bolso.)




Scarborough Wine
Outra super opção bem bacana é a Scarborough Wine. Também fomos muito bem atendidos, além das opções de vinhos, fomos também servidos com uma seleção deliciosa de queijos. Essa degustação foi interessante pois recebemos uma folha com as indicações de todos os vinhos que iríamos provar, ao final estávamos com todas as taças, devidamente posicionadas nos seus respectivos nomes assim era fácil de lembrar qual era o que tinhamos mais gostado.
O diferencial dessa prova é que tinhamos mais de um tipo de vinho ao mesmo tempo, o que eles chamavam de "lado a lado", enquanto as outras vinícolas serviam sempre apenas uma taça por vez. Ao provar simultaneamente dois vinhos é mais fácil comparar e notar as diferenças entre um e outro.


Sabor in the Hunter
Quando você já tiver cheio e empapuçado de tanto vinho, que tal uma paradinha para um café delicioso? Encontramos o Sabor in the Hunter, super ao acaso, lá dentro descobrimos que ele pertence a um português muito simpático. O socoone de lá é maravilhoso (pãozinho da foto abaixo). O chocolate quente, os doces, geléias, tudo neste lugar é feito com muito cuidado e capricho. O portuga mora na casa em frente ao café. É uma das poucas casas da região com este apelo mais para o lado dos doces. Vale a pena a visita.



Pepper Tree
Um dos nossos vinhos prediletos dessa região. Confesso que fomos para vinicula já sabendo o que esperar, já que conhecemos os vinhos dessa marca alguns meses antes em Sydney. Avinicola é pequena mas bastante aconchegante, o atendimento foi bom, mas se comparado a outras vinícolas foi um pouco frio, mas pelo vinho vale a pena.

Tempos Two
Sem duvida a mais megalomaníaca de todas. Os vinhos deles são super conhecidos e bem gostosos, os preços também era bem agradáveis, giravam em torno de AUD:20,00. Uma das vinícolas mais famosas da região tem também a maior loja, a degustação é rápida, sem muito glamour, comparada com as menores essa não é a experiência mais bacana da cidade, claro que os verdadeiros apreciadores de vinho e possíveis compradores de grandes quantidades recebiam mais atenção, mas no geral é muito grande e muita gente.
O legal de lá é que tem também uma super loja de queijos e outra de chocolate.



First Creek
Uma das provas mais especiais, era véspera de Natal e por isso a vinicola estava bem tranquila, o que nos proporcionou uma experiencia super proveitosa, já que recebemos uma super atenção. Provamos vinhos brancos e tintos e pudemos conhecer um pouquinho mais as instalações, onde os vinhos são armazenados e um pouquinho da produção.


Gostaram da nossa seleção??? Tem mais alguma duvida??? Contem pra gente o que acharam. Se tiver mais alguma indicação de Vinícola que nós não citamos mas que tem bons vinhos e atendimento agradável deixe aqui em baixo nos comentários.
Comments