Nova York pela primeira vez!
- dicadovc
- 16 de fev. de 2016
- 6 min de leitura

Passear por Nova York é fascinante, além de ser uma cidade linda, super agitada e cosmopolita ela é também cenário de muitos filmes Holyhoodianos, o que te dá a sensação de estar o tempo todo dentro de um filme ou um seriado.
A cidade oferece milhares de opções de lazer, turismo, passeios e gastronomia, a única dificuldade que você encontrará será decidir o que fazer primeiro e o que deixar para a próxima viagem.
Separamos os lugares mais emblemáticos da ilha mais famosa do mundo por assunto, assim ficará fácil selecionar o que te interessa de cada tópico na hora de montar seu roteiro.
Entenda a ilha

Fonte:http://pt.nycmap360.com/mapa-turistico-nova-york#.VsMnLIRh3R0
Praticamente tudo se concentra na ilha de Manhattan , exceto os aeroportos, outlets e a Carlo´s bakery (confeitaria do Cake Boss). Sendo assim a circulação dentro da ilha pode ser feita somente com transporte publico. O metrô de lá é super completo e tem muita coisa super próxima uma da outra, então prepare-se para andar.
Você provavelmente chegará de avião, no aeroporto de La Guardia (o mais próximo) ou Jf Kennedy, ambos ficam fora da ilha de Manhattan.
Para chegar até o seu hotel você tem a opção de pegar um taxi, shuttle (geralmente mais barato que um taxi mas funciona praticamente da mesma forma), ou já cair de boca na cidade e aventurar no onibus e no metrô (foi o nosso caso). Dependendo da quantidade de malas que você estiver carregando esse trajeto pode ser bem sofrivel. Muitas estações de metro não antigas e não possuem escada rolante ou elevador, então carregar malas escada acima e escada abaixo não é tarefa das mais simples, mas é infinitamente mais barato.
As ruas funcionam em um eixo ortogonal indo da 1ª a 11ª no sentido longitudinal e da 1ª a 159ª no sentido transversal (lógico que com algumas exceções). Você verá que os endereços sempre se referem ao numero do lote e depois a rua. (exemplo a loja da Apple fica no número 765 da 5ª avenida mas se pedir uma informacao te dirão que fica na 5ª com a 59ª, É quase como jogar batalha naval.

QUANDO IR
Nova York é uma cidade perfeita para visitar o ano todo, com as 4 estações bem definidas, vale até uma visita em cada uma delas.
Primavera: É a estação do ano mais receptiva, o frio já está indo embora e as temperaturas começam a subir, no primeiro mês da primavera (março) as temperaturas ainda são mais baixas: entre 5 e 7 graus, os meses seguintes já são mais agradáveis, mas não super quentes. As árvores da cidade estão bem verdinhas e as temperaturas amenas.
Verão: A época mais quente do ano, com temperaturas variando de 25 a 28 graus, com sensação térmica de maior temperatura devido a umidade do ar. Os picos de calor acontecem entre Julho e Agosto. A cidade estará cheia, as pessoas saem as ruas para curtir o ar livre, os parques ficam mais cheios e os pontos turísticos também. O único ponto negativo é o preço, com a alta temporada hotéis e passagens tendem a ser mais caros.
Outono: Para quem deseja evitar o calorão e a superlotação do verão essa época é uma boa opção, o frio só começa a chegar a partir da segunda quinzena de Novembro, curtir o Outono em Nova York é uma super opção, nós fomos na segunda semana de Novembro, o Central Park e todas as árvores da cidade estavam amarelinhas e as folhas começavam a cair, o frio estava só começando mas as pistas de patinação no gelo já estavam funcionando.
Inverno: O inverno lá é bem mais frio que o nosso, neva e a programação deve ser voltada para atividade em locais fechados, (compras, museus, cafés) claro que uma passadinha no central park, times square e quinta avenida estarão garantidas, mas após alguns períodos no frio, entrar em locais com calefação é reconfortante. Em dezembro a cidade vai estar toda enfeitada para o natal, com árvores enfeitadas, luzes e tudo que se tem direito. Outra atração imperdível nessa época é a patinação no gelo. A passagem do ano novo também é um evento sensacional, a celebração na Times Square, com direto a contagem regressiva e fogos de artificio, definitivamente é uma forma espetacular de começar o ano.

ONDE SE HOSPEDAR
Nossa dica é se hospedar na ilha. Você encontrará opções mais baratas do outro lado da ponte em New jersey mas nossa opnião não vale a economia. O tempo e energia gastos em deslocamento todos os dias vão encurtar muito sua viagem. Ou vc terá que acordar mais cedo para compensar esse tempo perdido, ou chegará sempre mais tarde na cidade. Meia hora pode não parecer muito, mas nada se compara a acordar e ja estar no centro de tudo, você não vai a Nova York todos os dias, então planeje bem e hospede-se em uma região de fácil acesso, perto dos seus pontos de interesse.
Geralmente fazemos algumas comprinhas durante o dia e carrega-las durante todo o tempo não é tarefa simples. Estando próximo, você pode dar uma passada no hotel, deixar as coisas, tomar um banho, descansar um pouquinho e voltar para a maratona de passeios, restaurantes, museus, compras e tudo mais que só NY oferece.
O principal é estar próximo a uma estação de metro, nada de 15 minutos andando, próximo mesmo, duas ou três quadras, assim você terá certeza que será bem fácil voltar para o hotel depois de um longo dia de caminhada.

Nós optamos por um hotel relativamente barato mas com uma ótima localização (estamos falando de NY, nada é de fato barato por lá né!). Quando eu digo ótima, quero dizer realmente muito boa! Mas claro que pagar pouco e ficar super bem localizado tem um preço, o hotel era velho, bem velho. Limpo, mas velho, o que não influenciou em nada nossa estadia, fomos super bem atendidos, mas sem luxo ou qualquer glamour. O quarto não era tão pequeno. Tinha duas camas de casal bem confortáveis com lençóis velhos mas limpos. O banheiro limpo porém bem antigo e o carpete também, mas não era fedorento. (já ficamos em hotéis muito mais novos com muito menos conforto).
Nos hospedamos no Carter Hotel, localizado a poucos passos da Times Square, um dos pontos mais turísticos da cidade e com uma oferta infinita de bares, lojas e restaurantes.
De uma olhada aqui no link e veja se ele atenderá as suas expectativas http://www.carterhotel.com/index.html#
As avaliações no site Tripadvisor estão bem divididas, algumas pessoas relatam a experiência como terrível e outros acreditam que a economia compensa a falta de luxo. Nós não passamos por nenhuma situação desagradável, nojenta ou constrangedora portanto nossa experiência foi muito boa, pois quando chegamos já sabíamos o que esperar.
As diárias custam em torno de U$: 100,00, não tem nem café nem internet incluídos, o que não foi um grande problema pois aproveitamos para tomar cafe cada dia em um local diferente e provar varias delicias. Todo cafe, restaurante ou bar tem wi-fi grátis e no desespero profundo, procure uma loja da apple. Lá é garantido internet de graça. Pode ate usar os computadores da loja. Ninguem vai te encher o saco.
Não deixe de dar uma olhada no airbnb e no boking.com para encontrar outras opções.

COMO CIRCULAR
Nós dificilmente pegamos taxi em uma viagem. Por ser uma opção bastante cara, sempre optamos por alternativas baratas (assim podemos usar essa verba para comer em um restaurante melhor, ou comprar algo que nos chame a atenção). Gostamos do transporte publico, pois temos a chance de vivenciar a cidade como ela realmente é, ainda mais em uma cidade com um sistema de transporte tão desenvolvido.
Não somos super fãs de ônibus de turismo, preferimos descobrir a cidade no nosso ritmo e decidindo nossas rotas. Essa experiência também faz parte da diversão e é uma forma de aproveitar e conhecer melhor a cidade, além do que hoje em dia existem milhares de app que nos ajudam a encontrar os caminhos e melhores opções de circular na cidade, mas essa é um ótima opção para quem não tem muito tempo mas não abre mão de dar uma olhada geral na cidade e ver um pouquinho de cada ponto de destaque.
Link para o mapa do metro de NY
https://www.newyorkpass.com/images/subwaymap.pdf
Como ficamos uma semana por lá, e tinhamos interesse em diferentes pontos da cidade optamos por comprar um passe de metro semanal, que nos dava direito a ilimitadas viagens durante os 7 dias. Foi a opção perfeita, andamos muito pelas ruas movimentadas, mas no fim do dia quando as pernas não aguentavam mais, não pensávamos duas vezes antes de pegar o metro, mesmo que para andar poucas estações. O passe individual custa U$:3,00 e o semanal U$: 30,00 como ficávamos o dia inteiro na rua, valeu super a pena.
Link para o sistema de transporte de NY com todas as informações atualizadas.
http://www.mta.info

#DicaDoVC : Lembrando que Brasileiros precisam de visto para entrar nos Estados Unidos, ele deve ser solicitado com antecedencia para estar em mãos na hora do embarque e não esqueça aquela regrinha básica sobre o passaporte que vale para qualquer viagem internacional: o passaporte tem que ter validade maior que 6 meses na hora do embarque. No caso dos Estados Unidos assim como para Londres que tem imigrações mais chatinhas, leve contigo a maior quantidade de informações que mostre que voçe só esta indo lá a passeio por um prazo definido. Leve contigo dentro do avião: confirmação do bilhete de volta, reserva do hotel, comprovante de recursos (cartão de crédito, comprovante da compra dos dólares, etc).
Em breve publicaremos aqui mais posts com informações de passeios, restaurantes e compras, continuem acompanhando para não perder nenhuma informação.
댓글